Portões Abertos Base Aérea de Brasília 2012


No dia 18 de Agosto de 2012 aconteceu em Brasília mais uma edição do conhecido evento de portões abertos, na Base Aérea de Brasília. O evento hoje é conhecido como Sábado Aéreo, mas continua sendo o velho “portões abertos” que todos conhecemos.

Neste ano, a festa aconteceu em Agosto ao invés de Outubro, uma mudança muito bem vinda, pois em Outubro,  as chuvas costumam atrapalhar muito o evento.

Sendo assim, o Sábado foi um dia bonito e garantiu o bom andamento de tudo o que aconteceu por lá, com um belo céu azul pela manhã e parte da tarde.

As atrações foram das mais variadas, Brasília sempre costuma ter uma exposição estática bastante rica, e este ano tivemos duas novidades, o clássico patrulheiro dos mares Lockheed P-3AM Orion e o helicóptero Eurocopter EC-725 Caracal, ambos incorporados recentemente ao acervo da FAB.

Estranhamente, nenhum representante da Base Aérea de Anápolis foi visto, nenhum Mirage 2000 do 1º Grupo de Defesa Aérea “Jaguar” e nenhum E/R-99 do 2º/6º GAv “Guardião, ambos sediados naquela base.

Tivemos em exposição exemplares de todas as áreas da nossa força aérea, desde transporte VIP, caça, patrulha, transporte a asas rotativas. O GTE “ Grupo de Transporte Especial” expôs suas famosas aeronaves de transporte VIP, com destaque ao Airbus A319 e ao Embraer 190, que servem a Presidência da República. O 6º ETA (Guará), outro esquadrão local, mostrou seus Bandeirantes, Brasílias e seu recém incorporado Learjet 35A, oriundo do vizinho GTE.

E claro, não poderíamos deixar de citar aqui a atração principal de todos os shows aéreos do país, a nossa querida Esquadrilha da Fumaça, que, como de costume fez uma apresentação irretocável para o encanto dos brasilienses. 

O evento embora sem muitas novidades agradou o público presente que compareceu em bom número, com pessoas de todas as faixas etárias, e provavelmente marcando a lembrança de muitas crianças que um dia poderão ser os pilotos daquelas máquinas incríveis.

Vejam as fotos do movimento:





Para ver outras fotos da Base Aérea de Brasília 2012, acesse o FLICKR do Gustavo Maia que realizou esta cobertura especial e confira! Clique aqui.

Nenhum comentário: