Mapeamento do Aeroporto de Goiânia


Nesta página iremos mapear o espaço físico do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia para maior conhecimento de todos.

O aeroporto está divido na imagem acima em 8 partes contando com pátios, taxiways e pista.

Azul claro: É a taxiway BRAVO que liga a taxiway ALPHA a pista de pousos e decolagens. Local do ponto de espera da pista 14.

Verde: É a principal taxiway do Aeroporto, nomeada como taxiway ALPHA. Liga desde os hangares sul ao norte, as duas cabiceiras, os pátios de aviação geral e principal e a todas taxiway. Sua largura é de 30m um pouco menor que pista de Goiânia, e em casos extremos pode ser utilizado para pouso e decolagens.

Amarela: É a taxiway CHARLIE, mais usada por aeronaves de pequeno e médio porte para taxiar até sua parada.

Cinza: É a antiga taxiway DELTA. Atualmente não tem nenhuma nomenclatura definida. É utilizada para aeronaves sair da pista de decolagem e pouso, ou para aeronaves de pequeno porte alinhar na 32 para decolagem e não precisarem ir na última taxiway. Em casos extremos serve como parada para aeronaves, como o Hércules por exemplo.

Rosa: É a atual taxiway DELTA, liga a taxiway ALPHA a pista 32.

Laranja: É o pátio principal do Aeroporto onde contém 8 posições de parada para aeronaves de médio e grande porte para a cidade. 

Lilás: É o pátio de Aviação Geral onde ficam aeronaves em instrução, particulares, com 4 posições para jatos executivos de grande porte. É por meio desse pátio que é ligado os hangares sul a taxiway ALPHA.

Pista 14-32: Pista para pouso e decolagens do Aeroporto de Goiânia. Atualmente contém 2500m por 45m de largura. Aeronaves decolando da pista 14 tem restrição nos primeiros 150 metros. Somente é autorizado decolar após essa distância para evitar acidentes com pedestre e motociclistas que passam na avenida atrás da pista. Decolando da cabiceira 32 não tem nenhuma restrição.


.

.