
Em 1996, no estado do Paraná, nasceu a Cruiser Táxi Aéreo, fruto de 14 anos de experiência e dedicação do Comandante Vinícius de Lara Cichon. A empresa cresceu e baseada em análises e anseios do mercado, enxergou um grande potencial na aviação regional. Com espírito visionário e empreendedor, o comandante atingiu novos segmentos e um público diferenciado dos usuários de táxi aéreo.
Para diversificar seus negócios na aviação, a empresa passou a operar também com linhas aéreas regionais e em 2001 passou a ser chamada de Cruiser Linhas Aéreas.
O primeiro vôo regular aconteceu em 4 de junho de 2001 com destino a Pato Branco. Depois, a empresa começou a atuar em outras cidades do Paraná e Santa Catarina.
Em 4 de agosto de 2002 iniciaram-se os vôos para o Mato Grosso, visando promover a integração do estado por meio do transporte aéreo.
Em novembro de 2004, com o recebimento da homologação definitiva de linha aérea regular, a Cruiser Linhas Aéreas tornou-se uma das 26 empresas regulares brasileiras a ter a concessão do governo para explorar este serviço. Neste ano chegou a atender 10 cidades.
A companhia possuía codeshare (compartilhamento de vôos) com a GOL Linhas Aéreas o que impulsionou o crescimento no mercado regional.
No início de 2005 a Cruiser, iniciou a rota de Cuiabá para Goiânia com escalas em Rondonópolis, Barra do Garças e Rio Verde. A primeira vez da companhia no Estado de Goiás. Curiosamente, foi a primeira ligação entre Goiânia e Rio Verde, hoje sendo uma das melhores rotas da TRIP na capital goiana. Preços altos e pouco marketing prejudicaram a companhia a ter sucesso na nova rota, que em pouco mais de alguns meses de operação deixou de operar nas cidades.
![]() |
Let 410 da Cruiser no solo em Goiânia. Foto por Rômulo Machado via Myaviation.net |
Atualmente, como várias outras regionais espalhadas pelo país, a Cruiser não está mais operando. Seus últimos destinos atendidos foram: Juína, Juara e Aripuanã. Todas cidades atendidas a partir de Cuiabá com o Embraer 110.
Uma agência de publicidade realizou um vídeo institucional sobre a Cruiser. Vale a pena vê-lo e conhecer um pouco mais da companhia que operou pouco tempo em Goiânia.
Matéria por Ícaro Roberto e Maurício Alves
Fotos por Romulo Machado e Afonso Delagassa
..