Cruiser Linhas Aéreas em Goiânia


Em 1996, no estado do Paraná, nasceu a Cruiser Táxi Aéreo, fruto de 14 anos de experiência e dedicação do Comandante Vinícius de Lara Cichon. A empresa cresceu e baseada em análises e anseios do mercado, enxergou um grande potencial na aviação regional. Com espírito visionário e empreendedor, o comandante atingiu novos segmentos e um público diferenciado dos usuários de táxi aéreo.

Para diversificar seus negócios na aviação, a empresa passou a operar também com linhas aéreas regionais e em 2001 passou a ser chamada de Cruiser Linhas Aéreas.

O primeiro vôo regular aconteceu em 4 de junho de 2001 com destino a Pato Branco. Depois, a empresa começou a atuar em outras cidades do Paraná e Santa Catarina.
Em 4 de agosto de 2002 iniciaram-se os vôos para o Mato Grosso, visando promover a integração do estado por meio do transporte aéreo.
Em novembro de 2004, com o recebimento da homologação definitiva de linha aérea regular, a Cruiser Linhas Aéreas tornou-se uma das 26 empresas regulares brasileiras a ter a concessão do governo para explorar este serviço. Neste ano chegou a atender 10 cidades.
A companhia possuía codeshare (compartilhamento de vôos) com a GOL Linhas Aéreas o que impulsionou o crescimento no mercado regional.
No início de 2005 a Cruiser, iniciou a rota de Cuiabá para Goiânia com escalas em Rondonópolis, Barra do Garças e Rio Verde. A primeira vez da companhia no Estado de Goiás. Curiosamente, foi a primeira ligação entre Goiânia e Rio Verde, hoje sendo uma das melhores rotas da TRIP na capital goiana. Preços altos e pouco marketing prejudicaram a companhia a ter sucesso na nova rota, que em pouco mais de alguns meses de operação deixou de operar nas cidades.
Let 410 da Cruiser no solo em Goiânia. Foto por Rômulo Machado via Myaviation.net
A empresa contava com dois Let 410 UVP-E-20 PR-CRA (Atualmente voa TEAM Linhas Aéreas) e PR-CRX (Atualmente voa na NHT linhas Aéreas), com capacidades para 19 passageiros e dois Embraer 110 Bandeirantes PT-WBR e PT-LLD para 20 passageiros.
Atualmente, como várias outras regionais espalhadas pelo país, a Cruiser não está mais operando. Seus últimos destinos atendidos foram: Juína, Juara e Aripuanã. Todas cidades atendidas a partir de Cuiabá com o Embraer 110.
Uma agência de publicidade realizou um vídeo institucional sobre a Cruiser. Vale a pena vê-lo e conhecer um pouco mais da companhia que operou pouco tempo em Goiânia.


Matéria por Ícaro Roberto e Maurício Alves
Fotos por Romulo Machado e Afonso Delagassa
.

.