O passado que voou por Goiânia



O GYN ONLINE apresenta mais uma matéria para vocês. Dessa vez realizamos uma árdua pesquisa no passado para descobrir as companhias aéreas que operaram em Goiânia. Desde a VOTEC até a Varig. Nesta matéria teremos fotos e algumas informações relevantes. Leiam mais.

Depois de operar vários anos como Votec Taxia Aéreo S.A, em 12 de outubro de 1976 a empresa transformou-se em Votec Serviços Aéreos Regionais, para participar do recém criado SITAR - Sistema de Transporte Aéreo Regional. A Votec cresceu rápido: em 1978 já servia 28 localidades.

Além de operar linhas aéreas regionais, também prestava serviços para a Petrobrás, operando com helicópteros especializados para operações off-shore. Em 1982, a Votec possuía 32 Helicópteros de grande porte, além de três Fokker F.27, dez Bandeirante, cinco Douglas DC-3 e dois Britten-Norman Islander. 

No ano seguinte, graves problemas administrativos começaram a se fazer sentir e, em agosto de 1985, quando a frota em operação estava reduzida a três F.27, a empresa anunciou o fim de suas linhas aéreas regionais. A TAM aproveitou a oportunidade e, em junho de 1986, comprou a Votec, rebatizando a empresa de Brasil Central.


Em Goiânia a companhia operou voos com todos os aviões que fizeram parte de sua malha. Cidades como São Simão (GO), Aragarças (GO), Catalão (GO), Itumbiara (GO) e Brasília (DF) eram conectadas com a capital goiana. 

A Transbrasil foi uma das três maiores companhias aéreas brasileiras, fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de Sadia S.A. Transportes Aéreos, voou para Goiânia com seus Boeing 737-300 e 737-400, para São Paulo, Brasília e Belém. A companhia encerrou suas atividades no final de 2001.

Outra companhia, que voou em Goiânia por muito tempo e depois fechou as portas, foi a VASP. A Viação Aérea São Paulo foi fundada em 1933 e encerrou as atividades em 2005. A companhia, que ficou conhecida por seus famosos Boeing 737-200, carinhosamente apelidados de "breguinhas", ligou Goiânia à Cuiabá, Brasília e São Paulo.



A VASPEX era uma subsidiária da empresa aérea VASP de despacho imediato de correspondências, documentos e objetos. Entrou em recuperação judicial, mas acabou falindo junto à VASP em 4 de setembro de 2008. Operava aviões Boeing 727 e 737-200 para quase todo o Brasil. Foi criada para operar junto com a VASP entregando encomendas do tipo (porta-a-porta) com bastante sucesso no Brasil. Em Goiãnia, operou voos para São Paulo - Guarulhos.



A Viação Aérea Rio Grandense, VARIG, foi fundada em 1927 e encerrou as atividades em 2006, na qual teve sua marca adquirida pela GOL Linhas Aéreas. Conhecida agora como Velha Varig, a companhia voou em Goiânia com os Boeing 737-200 e 737-300, e as outras companhias de seu grupo, como a Rio Sul e Nordeste, voaram para Goiânia com os Boeing 737-500 e o Embraer 145. O GRUPO Varig conectava a capital goiana a Belo Horizonte, Uberlândia, São Paulo e Brasília. 


A BRA, Brasil Rodo Aéreo, era uma companhia que realizava voos charters (fretamentos) para agências de turismos, até ser, em 2005, "obrigada" a realizar voos comerciais. A companhia surgiu em 1999 e encerrou suas atividades em 2007. A empresa operou na capital goiana com os Boeing 737-300 e 737-400, e ligava Goiânia com voos regulares para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para sua agência de turismo, PNX Travel, realizava voos partindo de Goiânia para Porto Seguro, Natal, Fortaleza e Recife.


A Oceanair (Atual Avianca) voou em Goiânia em meados de 2008 com o Fokker 100. A companhia voava da capital goiana para Brasília, Campo Grande e São Paulo.


No início de 2005 a Cruiser, iniciou a rota de Cuiabá para Goiânia com escalas em Rondonópolis, Barra do Garças e Rio Verde. A primeira vez da companhia no Estado de Goiás. Curiosamente, foi a primeira ligação entre Goiânia e Rio Verde, hoje sendo uma das melhores rotas da TRIP na capital goiana. Preços altos e pouco marketing prejudicaram a companhia a ter sucesso na nova rota, que em pouco mais de alguns meses de operação deixou de operar nas cidades.

Falando em TRIP, a empresa em um primeiro momento voou entre Goiânia e as cidades de Brasília e Londrina. Estes voos duraram poucos meses, e a companhia deixou de operar na cidade, retornando alguns anos depois, após comprar e assumir as operações da TOTAL que operou em Goiânia com somente um voo diário para Rio Verde com o ATR 42. Atualmente a TRIP, tem 10 voos diários em Goiânia e vai muito bem na cidade.


 *Fotos retiradas dos sites Jetphotos.net, Airliners.net e Myaviation.net. Os autores estão nas imagens.



.

.


19 comentários:

Marlos Sousa disse...

Varig e Vasp tinham operações sem troca de aeronave de Goiânia para Araguaína, com escala em Brasília. No caso da Varig, viajei várias vezes entre 1989 e 1994 nesse trecho. Na Vasp, o trecho foi operado entre 1991 e 1992, e também incluia uma escala em Porto Nacional-TO, além de Brasília.

CmteGyn disse...

Voei muito pela VASP vôo 4250 e 4251...era JPA-REC-AJU-SSA-BSB-GYN-CGB e volta, era o transnordeste, eramos felizes e não sabiamos, hj sinto saudades dakele cheiro de querosene a bordo.
Voava entre CGB e GYN 1 vez por mês, ganhei até nakela promoção viaja 9 e a décima era de graça.

Anônimo disse...

esse 4251/50 ele ia ate PVH depois de cuiaba hehehe uma verdadeira lenda!

Rubem dourado disse...

Nós, co-irmãos do gynonline, parabenizamos a vocês por esta belíssima matéria....
equipe onlinepmw.

Anônimo disse...

Vocês podiam falar da Ata Brasil que voou em Goiânia e por acaso uma aeronave continua em solo Goiano, além daqueles restos de materiais de companhias aereas que ficam perto dessa aeronave abandonada.

Maurício Alves disse...

Ja falamos sobre a companhia, veja neste link: http://www.gynonline.net.br/p/ata-brasil-seguindo-moda-sem.html.

Anônimo disse...

Ótima matéria, no entanto, inacreditável que ela ficou apenas no comum, ordinário. Onde estão as operações com aeronáves como 767 várig, e DC-10-30/MD-11(já ouvi falar que elas passaram pelo Santa Genoveva), e mais o inesquecível A310 da Aerocancun, este eu vi com meus próprios olhos, no entanto criança não costumava carregar máquinas fotograficas. Acho que seria valido vcs resgatarem esta parte da memória. MESMO ASSIM PARABÉNS PELA MATÉRIA GOSTEI MUITO.

Maurício Alves disse...

Caro Anônimo, as informações que constam aqui nesta matéria, todas foram pesquisas e retiradas de documentos reais. DC10/MD11/767, são boatos, ninguém tem foto ou informações extras. A Aerocancun que passou por Goiânia, isso ocorreu de fato, mas não cabe nesta matéria, pois aqui, falamos somente das companhias aéreas que já operaram REGULARMENTE em Goiânia. Iremos fazer uma próxima matéria sobre movimentos diferentes, aí sim, teremos A310, CRJ, DC8, 707 e outros mais. Obrigado pelo comentário, sugestão e prestígio.

CmteGYN disse...

Mas o DC-10 ja pousou em GYN sim, conheço até gente que atendeu ele na época, o pessoal mais antigo do SBGO sabe dessa historia, acho que o problema é que não foi feito nenhum registro pra comprovar na época.

serjao disse...

O DC10-30 DA VARIG QUE OPEROU EM SBGO FOI O DE MATRICULA PP-VMD NUMA TARDE NOITE DE SEXTA FEIRA PROCEDENTE DE KMIA COM NUMERO DE VOO RG 8818 POUSANDO NA RWY 14 AS 20;53z E DECOLANDO PARA SBGR AS 22;OOz PELA RWY 14 VOO ESTE CHARTHER FRETADO PELA ESTELA MARES,BEM COMO TAMBEM O A300 DA VASP NO VOO VP 220 NUMA LINDA MANHA DE SOL DE SEXTA FEIRA PARA O PRIMEIRO EVENTO MUNDIAL DE MOTO VELOCIDADE REALIZADO EM GOIANIA AERONAVE DE MATRICULA PP SNN QUE POUSOU NA RWY 14 AS 11;30z E DECOLOU PARA SBBR AS 12:45z DA RWY 14 PARA ASSUMIR LA EM BSB O VOO VP 290 PARA MANAUS SBEG

Maurício Alves disse...

Agora sim! Serjão, conta mais sobre isso.. se puder dar mais detalhes pelo e-mail contato@gynonline.net.br pra gente organizar uma matéria especial sobre estes fatos! Obrigado pelas informações preciosas. Tem algo sobre o Aerocancun?

Anônimo disse...

Olá Eu, Anonimo novamente.....
do 767 várig me lembro bem pq eu era pequeno e espalharam panfletos de um Fretado da varig com destino a Miami, o aeroporto de Goiânia ficou lotadíssimo pq vi isso na tv, jornal anhanguera edição do almoço ou noite(não lembro). e mostraram imagens antes do embarque e parte interna da aeronave. Não foi boato não, imagino que no CDOC(centro de documentação) da TV anhanguera deve haver estas imagens maravilhosas.CONTINUO PRESTIGIANDO, ELOGIANDO E ADMIRANDO O TRABALHO DE VCS NO SITE. E AGUARDO POR ESSAS MATÉRIAS DOS MOVIMENTOS NÃO REGULARES OCORRIDOS NO AEROPORTO.(que bom ler isso, do 767 varig aqui sempre tive certeza pq vi na tv, agora do DC10 esse sim pensava que era boato mas não duvidava.)

Anônimo disse...

Não vem ao caso aqui mas não me esqueço tb de outra operação que não ocorreu em solo mas foi visível a todos nas imediações do aeroporto, são judas, guanabara, e setor Santa Genoveva. pouco depois de adquirir um MD-11 a vasp fez um super voo sobre Goiânia. Não me esqueço nunca daquela monstruosidade sobrevoando baixo pelos céus de Goiânia, e depois preparou para o pouso e arremeteu. FOI UM SHOW E UMA EMOÇÃO VER AQUELE COLOSSO SOBRE GOIANIA. Show de aeronave. (ai sim ouvi falar dias depois em meio a boatos, que a aeronave teria retornado e pousado em Goiânia dias depois, ISSO SIM PRA MIM É BOATO)

Anônimo disse...

bem podem falar..........
ah mas podem falar.... ah mas todos os dias cruzam colosso nos céus sobre Goiânia. Mas o MD-11 foi super baixo e visto a olho nú.

D.junior disse...

Com respeito ao voo charter operado pela varig com um aparelho 767 para miami , eu posso confirmar pois era um dos passageiros, ele decolou com restricao de peso e fez escala em brasilia para abastecimento, esse fato ocorreu no dia 20 de julho de 1992. Na volta o voo foi direto miami goiania, me lembro bem do saguao ridiculo do aeroporto lotado de passageiros e um esquema meia boca da policia federal para conferir documentação. Participaram desse fretamemto a MA turismo da saudosa Maria alcides, cardealtur e mais duas empresas que nao me recordo. Foi otimo tomar parte nesse momento, era adolescente. E fazia minha primeira viagem internacional sozinho.
Ps tenho video VHS-C do meu embarque.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Araujo blog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Araujo blog disse...

D. Junior, ainda existe o video do voo 767 de goiania? Estou fazendo um video em homenagem a Cardeal Tur e seria muito bom poder ter algo assim