Portões Abertos Base Aérea de Anápolis 2011

É impossível falar de aviação militar aqui em Goiás sem pensar na Base Aérea de Anápolis. Fundada em 1972, ela é a base aérea mais importante do país e fica aqui em nosso estado, pertinho da nossa capital, sempre alerta para defender os céus da capital do país. Ela é a casa do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), Esquadrão “Jaguar” e do 2º/6º Grupo de Aviação, Esquadrão Guardião, dois dos mais importantes esquadrões da FAB nos dias de hoje. Essa importância sempre despertou curiosidade nas pessoas da região, que sempre falam da base e seus aviões com um ar de encantamento e orgulho.


   












Anualmente, desde 1975, a Base Aérea de Anápolis abre seus portões para o público em geral, promovendo uma grande festa, um grande meio de entretenimento a quem aprecia a aviação militar e tem vontade de conhecer um pouco mais dessa maravilhosa parte das nossas forças armadas. São expostas aeronaves, seus equipamentos, motores e armamentos, satisfazendo a curiosidade popular. São também realizados vôos das aeronaves lá sediadas e de aeronaves de esquadrões visitantes, realizando belíssimas passagens para deleite do público presente.













  

  Neste ano de 2011, a Equipe do GYN Online esteve presente nos dois dias deste tradicional evento, o qual os entusiastas como nós aguardam ano após ano, ansiosos por vôos rasantes e muito, muito barulho.
Este ano foi especial para nós, pois nossa cobertura foi completa, desde a pista até o público, sendo que um dos nossos integrantes chegou até lá voando (mais detalhes adiante)! 

   No sábado (3) pela manhã, às 8:00H o movimento já era grande, expositores finalizando seus stands, militares fazendo os últimos ajustes e pessoal da imprensa já fazendo suas fotos, os quais nos juntamos imediatamente após a chegada.
Na exposição estática de aeronaves, o veterano e mítico Mirage III marcava presença, o modelo foi retirado de serviço pela FAB em 2005 depois de 33 anos protegendo nossos céus. Bem ao seu lado, o sucessor natural, o atual vetor do 1º GDA, o magnífico Mirage 2000C. Definitivamente uma bela cena, permitindo quase que instantaneamente comparações entre estas duas fabulosas máquinas de gerações distintas e de linhas muito elegantes, algo comum entre todas as aeronaves do fabricante francês Dassault.


Também se faziam presentes as aeronaves radar Embraer E/R-99, do Esquadrão Guardião, com seu visual interessante, equipados com vários tipos de antenas e dispositivos inteligentes. Aeronaves estas que permitiram a FAB um grande salto tecnológico no cenário de guerra moderno.  
Ainda na exposição estática, era impossível não notar dois exemplares do venerável Boeing 737-200, na FAB denominado VC-96. As duas aeronaves em questão serviram de 1976 a 2010 ao transporte presidencial, alocadas ao Grupo de Transporte Especial (GTE), sediado na Base Aérea de Brasília e estão estocadas em Anápolis aguardando seu destino. No ano passado os VC-96 foram substituídos por modernas aeronaves Embraer 190, de fabricação nacional e denominadas VC-2 na FAB.





Ainda pela manhã, aconteceram as chegadas de três aeronaves visitantes. A primeira delas, um avião de ataque AMX, denominado A-1 pela FAB, pertencente ao 1º/10º GAv Esquadrão “Poker”, sediado na Base Aérea de Santa Maria na região central do Rio Grande do Sul. O A-1 fez lindas passagens sobre a BAAN, com mergulhos e recuperações de tirar o fôlego, tudo em alta velocidade, do jeito que nós gostamos.
Meia hora após, cortava os céus da base muito velozmente, um F-5EM do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio grande do Sul.
Momentos depois, outra aeronave aparecia no horizonte anapolino, desta vez, um A-29A Super Tucano pertencente ao 3º/3º Grupo de Aviação Esquadrão Flecha, com sede em Campo Grande , Mato Grosso do Sul.


Entre uma chegada e outra, uma em especial foi bastante apreciada pelo público, pois uma das principais atrações de todos os eventos de aviação no país estava se aproximando. Tratava-se da nossa queridíssima Esquadrilha da Fumaça, sempre com a sua perfeita sincronia e graciosidade, desde as passagens até o estacionamento das aeronaves.
A Fumaça estava com uma apresentação agendada somente pra o Domingo, mas para sorte dos que estavam presentes no Sábado, uma apresentação logo a tarde aconteceu, se tornando uma agradável surpresa.




Mas e quanto aos donos da casa? Bem, aquele Sábado ficará marcado na memória de todos aqueles que assistiram as passagens de Mirage 2000 do GDA. Com unanimidade entre nós da imprensa especializada lá presentes, consideramos algumas das passagens, principalmente a que aconteceu próxima do meio dia, uma das mais impressionantes de nossas vidas, sem nenhuma dúvida. A passagem em questão não foi anunciada e foi feita estrategicamente com o intuito de fazer os aviões chegarem por trás do hangar principal do evento em velocidade transônica, ou seja, muito próxima da velocidade do som. O resultado? Um susto daqueles, de quase ir pro chão! É simplesmente espetacular a brutalidade do momento, o som pesado que os Mirages produzem e a magnífica chama do pós-combustor, que só deixam o acontecimento ainda mais bonito. Se dependesse de nós entusiastas, era aquilo ali o dia todo sem se cansar!
Não podemos deixar de citar aqui também, a passagem após a decolagem do F-5EM do Esquadrão Pampa no domingo, que foi igualmente espetacular, bem acima de nossas cabeças, enquanto fotografávamos próximos à pista. O bicudo fez bonito por aqui também!


O Domingo reservou uma novidade, tanto pra nós do GYN Online, quanto para os presentes na base. Além das belas passagens dos Mirages e a tradicional e irretocável apresentação da Esquadrilha da Fumaça, tivemos uma atração inédita. A ilustre visita de um avião Embraer 145 da Passaredo Linhas Aéreas, que nas mãos do Comandante Roiz, fez duas belíssimas passagens antes de seu pouso e estacionamento no pátio da BAAN. O nosso integrante Matheus Mendes estava a bordo da aeronave e relata o vôo a seguir:

“Era domingo de manhã, segundo dia de evento na BAAN. Enquanto a outra parte do time do GYN Online já estava na base cobrindo as atrações iniciais do dia, estava eu no check-in da Passaredo em Goiânia, pegando meu passe para embarcar no especialíssimo vôo Passaredo 9800 com destino a base aérea de Anápolis. Na Sexta-Feira a tarde recebi um telefonema do piloto-chefe da Passaredo, o Cmte. Marcelo Roiz gentilmente convidando o GYN Online a estar a bordo desse vôo especial com destino a base, convite prontamente aceito, e presença previamente confirmada no balcão da passaredo no aeroporto na própria Sexta-feira.
De passe na mão, me dirigi à apertada sala de embarque do Santa Genoveva, onde aguardei por algum tempo juntamente do Emanuel, representante do Aeroclube de Goiás. Com um ligeiro atraso, o embarque foi iniciado pelo portão 4, onde percebi que o avião não iria lotado, com pouco menos de 20 pessoas a bordo. Estacionado na posição 1A em frente a torre, logo saudei pela passarela do pátio o próprio Comandante Roiz, que ocupava o assento esquerdo do cockpit do ERJ-145 matrícula PR-PSO, que nos levaria em grande estilo a base de Anápolis.



Portas fechadas e todos acomodados, a simpática comissária designada para o vôo nos passa as instruções de segurança de praxe enquanto os comandantes iniciam o nosso acionamento com push-back para cabeceira 14. Durante o nosso taxi, avistei um E-170 da Trip estacionado no pátio de cheque de motores. Enquanto aguardavamos para alinhar na pista 14,um 737-800 da Gol vinha na curta final. Menos de cinco minutos entre acionamento e alinhamento na cabeceira 14, o Comandante Roiz enche a mão e acelera o nosso leve ERJ-145 até sua velocidade de rotação, onde iniciamos com uma grande razão de subida a nossa subida por instrumentos ETOB com curva a esquerda,  subindo ao nossa altitude de cruzeiro de 5000 mil pés.
. Estimando nossa chegada a base em aproximadamente 10 minutos, nosso tempo em cruzeiro é irrisório e já avisto a cidade de Anápolis a direita do jato, no momento a Base operava a pista 06L para pousos e decolagens com uma curva base pela direita, a aeronave completamente limpa, sem flap ou trem de pouso, se aproximava do solo cada vez mais e em alta velocidade, para iniciarmos a primeira passagem do ERJ-145 pela multidão que aguardava a chegada da aeronave. Com um pouco de trepidação, normal ao vôo de alta velocidade a baixa altura, Comandante Roiz desceu seu ERJ-145 a uma altura não maior que 30 pés (9m) do chão onde passou rente a pista em um rasante espetacular levando a multidão que via por fora e ao pessoal de dentro do avião a loucura, com uma série de aplausos devidamente merecidos de dentro da aeronave. 



Logo após a primeira passagem, entramos no circuito visual da pista 06L onde a velocidade foi reduzida e seguimos para a segunda passagem, dessa vez em baixa velocidade com a aeronave configurada para pouso. Passando novamente rente a pista a uma altura não maior que 30 pés, o 145 voou perfeitamente controlado na sua velocidade de aproximação até o final da pista onde iniciou a arremetida.

Após duas passagens incríveis, estava na hora do pouso, seguindo novamente o circuito visual padrão da pista, nos aproximamos da cabeceira 06L, de onde da minha janela a direita do avião foi possível avistar a multidão e a equipe do GYN Online que registrava a passagem da aeronave no gramado entre a pista principal e auxiliar. Após um pouso macio o ERJ foi desacelerando gradualmente até livrarmos a pista e estacionarmos no pátio de frente para a multidão. Após o corte de motores fiz questão de esperar o pessoal embarcado descer para poder ir cumprimentar pessoalmente a tripulação técnica, que acabara de me proporcionar o melhor vôo que fiz em toda minha vida.


  Com os merecidos elogios, registrei para esse relato o cockpit da aeronave juntamente com sua tripulação. Após descer do avião tive a grata surpresa de encontrar o grande Capitão Erick, que com sua simpatia me cumprimentava em minha chegada a base. Após realizados todos os checks de corte de motor e de abandono de aeronave, a tripulação do ERJ-145 da Passaredo em coordenação com o Capitão Erick, deram ao público mais uma boa surpresa.”



Após o estacionamento, aeronave foi aberta a visitação e todos puderam conferir a modernidade e o conforto desta maquina de fabricação nacional, que é um sucesso de vendas no mundo todo. Sem dúvida, um belo presente da Passaredo para todos nós. 

Cmte Marcelo Roiz e Cmte Luciano Alves no comando do ERJ-145
 



Por fim, esse grande evento não aconteceria de forma tão maravilhosa se não fosse pelo empenho e dedicação de algumas pessoas. A equipe do GYN Online agradece imensamente a Força Aérea Brasileira e o comando da Base Aérea de Anápolis, por mais essa edição do evento de portões abertos. Também agradecemos em especial o Capitão Erick do 1º GDA, coordenador do evento, pela sua colaboração e enorme boa vontade conosco, e que sem ele, muitas das fotos que vocês leitores podem ver nesta cobertura seriam impossíveis. Muito obrigado Capitão, esperamos reencontrar o senhor no próximo ano! Agradecemos também ao SO Araújo, o qual nos acompanhou em tempo integral nas nossas sessões fotográficas, sempre com muita paciência e descontração debaixo de muito Sol quente. E também a Passaredo Linhas Aéreas e aos Comandantes Roiz e Luciano, pelo fantástico vôo a bordo do Embraer 145 até Anápolis.



A todos mais uma vez o nosso muito obrigado, e até a próxima!

Mais fotos podem ser vistas no Flickr Oficial do GYN Online e nos Flickrs pessoais dos fotógrafos do GYN Online que cobriram o evento:

Texto por Gustavo Bolson e Matheus Mendes
Imagens e videos por Icaro Roberto, Matheus Mendes e Gustavo Bolson
Edição final por Matheus Mendes




2 comentários:

Wolney Dutra disse...

Belas fotos tiradas por vocês, além de um voo excepcional a bordo do ERJ145!!! Parabéns pela matéria...

Flavio Carrijo disse...

Foi bem legal o evento, tem algumas fotos que tirei da esquadrilha lá no Flickr. http://www.flickr.com/photos/flaviocarrijo/