O Aeroporto de Goiânia é o pior do Brasil em comparação com os 20 maiores aeroportos brasileiros. A região metropolitana de Goiânia contém treze cidades e com uma população acima dos 2 milhões de habitantes, sendo este 35% da população do Estado de Goiás. Porém, o Aeroporto de Goiânia atende não só a região metropolitana de Goiânia e sim quase o Estado de Goiás inteiro.
Locais próximo ao Aeroporto que poderia ser usados para melhorias. |
Certo, mas onde o GYN Online quer chegar? A aviação no Estado de Goiás está em franco desenvolvimento mesmo com tanta limitação e falta de apoio dos governantes. Pensamos em algumas ações que poderiam melhorar a situação dos passageiros que utilizam o Aeroporto de Goiânia , a operação de mais voos pelas companhias e aumentar a quantidade de passageiros, que em 2011 pela primeira vez na história passou os 2 milhões de passageiros por ano.
O GYN Online encontrou próximo ao aeroporto sete terrenos vagos que poderiam ser aproveitados por empresas privadas. Pensamos então no primeiro tópico:
ESTACIONAMENTO: Dos sete terrenos que encontramos próximo ao aeroporto, destinamos quatro deles a área de estacionamento, por que? É comum em Goiânia, independente do horário, você chegar no aeroporto e não ter nenhuma vaga no estacionamento da Infraero, ou nas ruas próximas. Atualmente o Aeroporto de Goiânia contém apenas 450 vagas de estacionamento. Goiânia tem um estacionamento além da Infraero, que fica na avenida em frente ao aeroporto, mas é normal também o mesmo estar lotado.
Se por acaso, uma empresa investir, montar mais estacionamentos o GYN Online tem certeza que estarão cheios também, pois o aumento do tráfego de passageiros foi absurdo nos últimos anos em Goiânia. Se por acaso, somamos o número de vagas desses quatro novos estacionamentos e conseguirmos aumentar de 450 vagas atual para 1100 vagas por exemplo, já alivia um pouco a situação. Pensamos nesses estacionamentos, todos com traslado para o Aeroporto de Goiânia. Este tipo de comércio é feito em quase todos grandes aeroportos do país, só ainda em Goiânia que os empresários ainda não olharam para esse lado.
SALAS DE ESPERA: O Aeroporto de Goiânia quando tem cinco voos em solo já é uma coisa de louco. Saguão lotado, sala de embarque lotada, banheiros lotados, lanchonetes lotados. Não tem nem um lugar que esteja tranquilo para qualquer passageiro aguardar seu voo.
O GYN Online pensou em três lugares próximo ao aeroporto que possibilitaria ser construídos salões, salas, prédios para espera, com estrutura completa para os passageiros. Por exemplo, a Passaredo tem em Goiânia seu HUB e quer torná-lo o principal da companhia aumentando os quase 20 voos atuais para mais de 34 voos. Onde será colocado tanta gente para espera? Como acomodar tantas conexões?
A companhia poderia criar um prédio próximo ao aeroporto com transporte nos horários corretos para o voo em que seus passageiros poderiam aguardar. Poderia ser de graça a espera no local oferecendo acomodação básica, como lugares para sentar e ter informações de voos, passa tempo como uma televisão ou internet wi-fi, entretando a companhia pode cobrar por alimentação, serviços extras, o que traria algum retorno financeiro e uma qualidade a mais para seus passageiros.
TRANSPORTE PÚBLICO: Atualmente para uma pessoa que desembarca em Goiânia e queira sair do Aeroporto pelo transporte público ele está literalmente lascado. Há somente uma linha que liga o Aeroporto ao Centro da cidade e que demora aproximadamente 30 minutos durante a semana e 01 hora durante final de semana. Ou tem a opção de microbus que liga também somente ao centro, com um valor de passagem mais alto com horário limitado, porém tem maior frequência.
O Aeroporto de Goiânia deveria ter um mini-terminal onde sairia ônibus para os principais terminais do transporte coletivo com uma grande alternativa de horários, claro contendo informações extras a todos os passageiros como em que onibus pegar para chegar a um local, local para comprar bilhete de passagem, etc. Isso facilitaria a locomoção de muita gente que utiliza o carro por exemplo por falta de opção do transporte público.
TRANSPORTE PRIVADO: Nos grandes aeroportos brasileiros há várias empresas que ligam o Aeroporto a algumas cidades ou pontos da cidade que são distantes e que seria muito demorado devido a demora do transporte público. São os chamados transfers, traslados. Onibus fretados que ligam pontos diretamente ao aeroporto com vários horários por dia.
Em Goiânia, poderia ser utilizado uma van com vários horários por dia para ligar o Aeroporto a Rodoviária, pois muita gente vem até Goiânia de avião e posteriormente viaja de ônibus até chegar seu destino final. Não existe um transporte barato, rápido neste trajeto. Outra opção, seria ligar o Aeroporto de Goiânia até o centro de Aparecida de Goiânia na qual muitos passageiros tem como destino final setores, lugares que fica mais próximo daquele local.
Cidades como Anápolis, Caldas Novas e Trindade tem grande movimento de passageiros, que hoje ou precisam fretar uma Van, gastar uma fortuna em taxis ou ir até a rodoviária de Goiânia para pegar ônibus até esses locais, e que seria muito mais fácil se teriam ônibus fazendo esses trajetos.
O GYN Online acredita que qualquer uma dessas ações caso sejam colocadas em prática já aliviaria a situação atual que se encontra o Aeroporto de Goiânia. Lotado, sem opções de transporte, qualidade lastimável para os passageiros e funcionários.
Participe você também, dê sua opinião nesta página, o que poderia ser feito sem grande investimentos do Governo?
Por Maurício Alves
.
.
3 comentários:
muito boa essas ideias. mas e ae? o que vamos fazer? vamos chamar a midia, vamos fazer os folders e panfletar no aeroporto, porque temos que fazer algo para chacoalhar ali, estamos muito passivo. nosso amigo d.duarte tinha feito os folders e tudo, mas na hora do "vamo vê" sumiu todo mundo. essas ideias sao boas sim, são ideias louvaveis.mas se agente não fizer nada, nenhuma mobiblização; o governo,infrazero e outros não vão fazer nada.continuaremos sendo deixado de lado.quando organizarem algo lá já podem contar comigo, porque quero reclamar,mas tenho que fazer minha parte tambem.
D.santana
Também gostei das ideias... considerando a morosidade do poder público, acredito que o mínimo que puder ser feito para minimizar os transtornos de se utilizar o Santa Genoveva será muito bem-vindo! Em relação ao transporte coletivo, já havia pensado mesmo no fato de que não há ligação direta entre o Aeroporto e a Rodoviária... Acho que o citybus poderia ter uma linha pra esse trajeto! Ou criar uma nova linha passando, por exemplo, pelos fundos da Pecuária, já chegando à rodoviária, ou simplesmente estendendo a linha atual até à rodoviária, passando pelas Av. Araguaia, Paranaíba e 68 e, na ida, 74, Paranaíba e Tocantins, por exemplo... seria uma volta maior, mas seria uma opção. Para o transporte convencional, poderia ser criada uma linha para o Terminal da Praça da Bíblia, via Vila Nova. Seria uma ligação com o Eixo Anhanguera e uma possibilidade de conexão para diversos pontos da cidade e Região Metropolitana... Bem, não sei se a CMTC recebe sugestões assim, mas seriam ideias a se estudar...
Abraços,
Sander
Realmente as idéias são boas, porém falta boa vontade inclusive das Empresas Aéreas em prestar um bom serviço aos seus passageiros.
A Infraero sozinha não dá conta do recado e os Governos Federal e Estadual não estão nem aí.E olha que a copa está chegando.
Postar um comentário